quinta-feira, 30 de abril de 2009

DIA 1...


A Origem do 1º de Maio

- Dia do Trabalhador-



Chicago, Estados Unidos, amanheceu no dia 1º de Maio de 1886, tensa e com milhares de trabalhadores nas ruas. As condições de trabalho, os baixos salários e a exploração do trabalho infantil nas fábricas norte-americanas repetiam o modelo da Europa, sobretudo da Inglaterra, que usava repressão violenta da policia para conter os protestos e as greves.

A jornada de trabalho desrespeitava a lei sancionada pelo presidente Lindon Johnson.

Chegava a mais de 12 horas de trabalho por dia. Os filhos dos operários eram encaminhados aos 7, 8 ou 9 anos, para o trabalho duro com jornadas extenuantes. As primeiras organizações operárias reivindicavam o respeito à lei, o fim do trabalho infantil e, principalmente a redução da jornada para 8 horas diárias e apenas 4 horas aos Domingos.

Em 1885, a Federação dos Grêmios e Sindicatos Operários dos Estados Unidos decidiu deflagrar uma greve geral para o dia 1º de maio do ano seguinte. Um ano depois, num sábado chuvoso, estourou a greve. Em diversas cidades dos EUA a paralisação transcorreu normalmente.

Os 350 mil operários das fábricas de Chicago cruzaram os braços. No dia seguinte a policia entrou em choque com os grevistas numa cidadesinha perto de Chicago. Nove mortos. Um dos lideres da greve convocou para o dia 4 de Maio um grande ato contra a repressão policial. Quando ele iniciava o seu discurso, o chefe da policia exigiu que descesse do palanque. Enquanto discutiam, uma bomba explodiu no meio da multidão. Um policial morreu. A policia abriu fogo.

Resultado: 80 operários assassinados.

A policia iniciou caça aos líderes. Depois de serem presos, o processo encerrou-se em Outubro de 1887, 4 foram enforcados, 5 foram condenados à morte, 3 foram condenados a prisão perpétua e um quinto foi morto na prisão misteriosamente. Em 14 de Julho de 1889 o Congresso Internacional dos Partidos Socialistas, reunido na França, fundou a Segunda Internacional Socialista e decidiu proclamar o 1º de Maio como "Dia Internacional do Trabalho", em homenagem aos mortos de Chicago.

Sem comentários: