quarta-feira, 29 de abril de 2009

MAS AINDA SE VENDEM!




Costumo ver as noticias no IOL pais e filhos, daí que já há muito me preocupa...


"OS ANDARILHOS SÃO PERIGOSOS?"


Encontrei la esta rubrica:




"É verdade que os andarilhos são perigosos?"


"Sim, são um perigo e não promovem o desenvolvimento "




"Segundo a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), os andarilhos são o artigo para crianças disponível no mercado que mais acidentes provoca. Seja porque caem de escadas ou porque batem com a cabeça ou a face em mesas, prateleiras ou outros móveis.
Também há acidentes com andarilhos em que as crianças caíram em piscinas e outras que embateram com adultos que transportavam alimentos quentes, tendo sofrido queimaduras.
Claro que a segurança é razão mais do que suficiente para não comprar e não aceitar andarilhos, bem como para alertar outros pais para os perigos a que o seu uso expõe as crianças. Mas há outra razão para afastar este «veículo» do seu bebé. É que ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, o andarilho atrasa a aquisição da marcha. Nenhum bebé começa a andar mais depressa por usar o andarilho. Pelo contrário, este atrasa esta aquisição pois não permite que o bebé se mexa livremente, desenvolvendo o equilíbrio e os músculos das pernas.
A APSI deixa um conselho aos pais que ainda têm um andarilho lá em casa: deitem-no fora, mas destruam-no primeiro, de forma a que não constitua perigo para mais nenhum bebé. "




Há coisas que não percebo,se realmente são perigosos,porque é que ainda os encontramos á venda? Usei andarilho nas minhas filhas nas deste não irei usar , já decidimos , optamos pelo parque pois ajuda o bebe a ganhar força nos braços e tb nas pernas ,a ganhar equilibrio sozinho.


O andarilho realmente notei,nas minhas filhas,que elas não andavam mesmo que eu opta se pelas varias elevações elas rastejavam em em vez de andarem, passavam a maior parte do tempo sentadas...não foi sem duvida uma boa escolha! Por isso já risquei o andarilho na lista de compras!




2 comentários:

sandra.am.silva disse...

Na altura li imensa coisa sobre isso... a maior parte das coisas dizia que não era aconselhado o andarilho, tinha qualquer coisa a ver com o osso da anca... eu não comprei, mas emprestaram-me um que o Afonso se entretinha a andar para trás uns 10/15 minutos de longe a longe. E ele andava mesmo feliz naquilo, sentia-se livre...
Quanto ao parque, em casa quase não fiz uso, mas na casa dos meus pais, o parque fez muito jeito. Para poder cozinhar, a minha mãe colocava-o lá dentro com alguns brinquedos e ele entretia-se bem lá. Foi também com esse parque que ele ganhou força nas perninhas e bracinhos, pois tentava sempre colocar-se em pé.
Beijo, beijo, beijo

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Joanita disse...

Eu também vou optar pelo parque.
E o teu post ajudou-me a optar.

Obrigada :)

*Beijocas e Felicidades,
Joanita