terça-feira, 15 de junho de 2010

Desilusão-Revolta

Pois é o que eu esperava está a acontecer...
Os maus resultados dos testes ,os últimos testes mesmo a acabar o ano...cada um pior que o outro :(
Regrediu em todas as disciplinas...a de Português que até tinha uma boa nota 4 a professora disse que ela não era aluna de 4!Pois claro com as notas que tirou nos 2 últimos testes, a capa que nem os sumários tem escrito! Um desastre!
Choro de tristeza mesmo...só me apetece chorar...e não lhe faltam ajudas e incentivos para que estudasse! Até uma boneca das win eu lhe dava se ela tirasse um simples suficiente,mas nada ela este período simplesmente não estava bem,nem com incentivo, nem com eu a ajudar, estudamos as duas...nem a porcaria da medicação parece que a ajudava!
Desde a gastar as ultimas folhas do ano a fazer aviõezinhos,a coleccionar no cacifo bichos da ceda...a fazer dezanhos durante as aulas...enfim...tou mesmo triste revoltada!
Com a DT que ainda por cima diz que ela ir estes dias para ferias (aqueles diazitos que fomos agora até lá baixo) tb a podem ter desmotivado! Fiquei possuída!
Então a culpa agora é nossa!?
Fazemos de tudo em casa,até livros de apoio do 5 ano lhe compramos,lá em baixo ela ao fim do dia estudava pois tinha testes ainda marcados (os que sabíamos,outros nem apontou para não a pormos a estudar) só fizemos bem em sair daqui mudar de ares, ela tb desmotivou foi quase 2 meses sem professores de Português,Matemática, e Ciências...agora é a despachar matéria,pois teem de a dar toda e fazerem os 2 testes por período/disciplina...
E a miuda é que não anda bem...que estranho!?!
Os professores são unânimes ela desceu muito em todas as disciplinas!
:(((((

Sinceramente não sei mais o que fazer dela...até a senha de almoço ela já não a ia levantar á papelaria e a senhora com pena dela pois notou logo que ela não andava bem e tirava ela todos os dias, e quando a sra não esteve na semana passada pois foi com os meninos do 1º ciclo ao zoo deixou recado para tirarem a senha de almoço há Barbara....Uma querida!

Sei que ela para o ano vai cair...sem bases e com a falta de matéria das disciplinas base (port. mat. e ciências) vai chumbar com as provas de aferição!
A turma Deus nos livre!

Ainda me vou informar se a posso reter no 5º ano... tenho de ver bem...pois deixa-la passar éo mesmo que deitar dinheiro fora!

Ela precisava de disciplina, regras, organizar se, saber ter um método de estudo...nada!
E nem sei onde a colocar para ela ter essas coisas... mas ficar lá durante um mês para dar valor ao que lhe falamos...já me lembrei dos escuteiros... mas tb não sei... escolas ou colónias agora para as ferias devia ter procurado em março....
Estou mesmo triste ....
Apesar de tudo AMO TE minha FILHA...

16 comentários:

disse...

Não fiques assim (eu sei que falar é fácil...)
Há crianças que não sentem motivação nenhuma para escola e depois com os prof. a faltar...pior.
Agora nas férias é importante que ela "não esqueça a escola" por exemplo ter uma hora por dia, todos os dias, em que revê a materia dada em cada dia.
Tens que continuar a incentivá-la a estudar...
Vá lá força!!!

Bjinhos

Mafalda disse...

Bem, eu não sei se ela tem algum problema de saude ou assim, que esteja a provocar tudo isso que descreves. Ou se o problema são ciumes do irmão, por exemplo, não sei... mas, podes sempre leva-la a um psicologo para ser avaliada.

Agora em relação a escola, o melhor que tens a fazer para o proximo ano lectivo, é entrar em contacto com todos os professores, para garantir que és avisada sempre que é marcado um teste. E todos os dias quando chega a casa tem de mostrar os cadernos a ver se escreveu os sumarios e o resto, senão: castigo!

Porque é que tens de lhe dar uma boneca se tirar um satisfaz? Tirar positiva é uma obrigação dela, não merece um premio por cumprir uma obrigação. Se fosse uma menina de tirar sempre satisfaz, podias incentiva-la assim, para estudar mais, mas neste caso parece-me que é pior. Alias, ela nem sequer ligou nenhuma! Por isso, experimenta, em vez de oferecer coisas, tirar as que já tem.

O metodo de estudo, disciplina e respeito... não vai aprender nos escuteiros, nem em colonias de férias... aprende contigo em casa! Horas de estudo certas e controladas, rigidez... e se não cumprir: castigo!
Como castigo, digo tirar-lhe previlegios em casa.... como ver televisão, não ter acesso a coisas que gosta, etc.
Estas férias, deviam ser passadas a reler e copiar os livros todos. E a fazer as fichas todas e mais algumas que encontres à venda do ano dela! Mas não uma ou duas horas por dia, uma coisa a sério... pelo menos umas 5horas diarias de estudo acompanhado/controlado.

Atenção, eu não sei se ela tem algum problema de saude, e estes conselhos sao dados assumindo que o problema dela é ser baldas e não ter "medo" das consequencias dos seus actos!

Rute disse...

Será que não estão por aí uns ciuminhos do mano?... a pré-adolescência é complicada e imagino o teu desespero...já procuraste falar com um Pedopsiquiatra ou psicólogo?! já deves ter falado com ela...talvez precises de ajuda de fora para resolveres essa situação... concordo contigo que estar esse tempo todo sem professores e agora ter que fazer tudo à pressa não é fácil mas parece-me que não é só por aí...
Acho que a Loira dá-te uns conselhos muito interessantes, talvez o devesses seguir!
Obrigada pelo comentário sobre o pipoca!
Espero que consigas resolver esse problema que não parece ser nada fácil!
Beijinhos grandes e força!

Unknown disse...

Ai amiga,
Imagino como estás, falar deste lado pode ser mais fácil, mas eu preferia rete-la tb no mm ano, e ter mais bases, e começar de inicio do ano, com explicação e sempre acompanhada.
Amiga, por vezes faz bem estas "quedas", são um reforço para elas,mas fala com ela cmo fazes sempre e mostra-lhe que estás sempre aí para a acompanhar e faz com que ela desabafe ainda mais contigo.
Nas férias, apesar de serem férias fala NÃO ESQUECER dos estudos, trabalhem em conjunto com ela, vai ser bem melhor para ela, com isto não digo estudar o dia todo, mas 2horas por dia vai fazer bem amiga.
um beijionho muito grande

Gambozina disse...

Tem calma! Eu sei que é fácil falar e que deve ser desesperante, mas tenta manter a calma. É óbvio que o tempo que esteve sem professores a desabituou dos métodos de estudo, mas vais ver que ela vai acabar por retomar e com gosto.
Beijinhos.

Catarina Mendes disse...

A minha opinião é um bocadinho diferente.
Pelo que escreves ela está mesmo desmotivada, não me parece que com castigos e "trabalho forçado" nas férias melhore. O que eu acho que deverias fazer antes de tudo era tentar perceber o porquê desta situação, falar com ela, dar-lhe espaço, tempo e amor. Depois então devem tentar resolver a causa e não a consequência. Se for apenas uma questão de falta de métodos de estudo dá-me uma apitadela que tenho algum material que te pode ajudar a ajudá-la a organizar-se (sou professora de ensino especial).
Beijinhos

cvcsvg disse...

Eu estou com a kakia..

Tira uns dias só para ela.. Para coisas e conversas de menina.. para lhe dares a ela toda a atenção..

Tenta perceber, se preciso com ajuda de um psicologo, a razão desses comportamentos..

Lamento não poder ajudar mais, mas não sei mesmo o que te aconselhar!!

Tânia ♥ O Nosso Mundo Perfeito ♥ disse...

Eu adorava ajudar mas realmente as coisas n parecem faceis...

De qq maneira um psicologo parece-me bem

Boa sorte

Drikas disse...

Imagino como te sentes, mas tem paciencia, e conversa com ela para tentares perceber os motivos dessa mudança de atitute. Bjokas grandes

Susana disse...

Que situação complicad esta que estas a viver agora minha querida
mas olha parece-me bem falares com ela e se axares por bem que ela fique retida quem sabe se não é o melhor e para o ano passar com mais bases
de todas as maneiras linda é uma situação complicadissima
beijinhos e muita calma e paciencia

Mafalda disse...

Já vi a tua resposta, obrigada! Sendo assim, acho que deves mesmo tentar toda a ajuda profissional possivel! E a ideia que deram, de uns dias com ela, e uma atenção mas especial, sem os manos, parece-me boa!
Beijinhos

Orlanda Moutinho disse...

Ola
Bem eu tambem nao sou a favor dos castigos de tirar isso ou aquilo ou mesmo de força-la a estudar muitas horas seguidas. A mim parece me que isso so vai deixa la ainda mais revoltada e mais "calaceira". Acho que deve haver algum motivo para esse desanimo dos estudos. Com certeza que o facto de não haver prof. isso prejudicou bastante.
E se experimentasse pô-la a trabalhar durante as ferias? Tipo ajudante numa cabeleireira ou outra coisa do genero? Talvez ela desse mais valor aos estudos quando se apercebesse como é dificil trab. Explica-lhe que para quem não tem estudos a vida pode ser muito complicada.
Eu quando tinha pouco mais idade do que ela tambem nao queria estudar e a minha mae nas ferias de verao pediu numa fabrica de calçado perto de minha casa para me arranjarem la uma ocupaçao. Digo te que foi tiro e queda. Fiquei cheiinha daquilo e ja so pensava em agarrar-me as livros.
Sinceramente eu sei que a situaçao não deve ser nada facil para ti e que te deve deixar muito triste e que por mais conselhos que te possam dar so tu, la no fundo do teu coraçao, é que podes encontrar a melhor soluçao.
A unica coisa que te posso dizer é desejar te sorte e que tenhas força e acima de tudo muita muita paciencia com a tua filha.
BJS

Maria João disse...

Olá Carminho. Já queria ter deixado aqui um comentário, mas não deu, desculpa. Tens mesmo de tentar compreender o que se passa com ela e nada melhor que uma boa conversa. Ela já não é bebé, podes perfeitamente sentar-te com ela e tentar que ela seja sincera contigo para ver se consegues perceber o que se passa. Pode andar a acontecer algo na escola que passe ao lado de todos, mas não de ela. As crianças são muito sensiveis e perspicazes; sentem e veem tudo. Conversa com ela e tenta compreende-la.
Bjinhos

SweetPie disse...

Ola miga fiquei com o coração apertado aoler o teu post...Ela de facto nao anda bem...Mas olha, os conselhos da Loura aqui em cima, subscrevo cada um deles...Ela tem razao.
Mas faz o que achares melhor miga...

Jokinhas com saudades!

Li1974 disse...

ai amiga,doeu me ler este post!Entendo bem como te sentes pois pra nós pais,os falhanços dos nossos filhos são nossos falhanços tb,por mais que tenhamos feito,é assim mesmo que sentimos e culpabilizamos sempre.Ela teve tudo contra ela este ano...senão vejamos a situação dos professores e o facto de a vossa familia ter passado pelo nascimento de um bébé,ora quer queiramos quer não,isso muda muita coisa!Tu propria disseste que o bebe te deixava esgotada (e eu sei bem do que falas porque tb estou a passar por isso) ora é inevitável que os mais velhos percam sempre do tempo,disponibilidade e paciência que antes tinhamos!É mesmo assim!E não temos culpa disso porque eu sei bem que tu dás o litro todo,dás te a 200% para poder continuar a ser a mãe pra elas que sempre foste!A mais nova tem outra maneira de ser e até reagiu bem,mas plos vistos a mais velha sofreu mais com isso!Por tudo isto,não acho certo penalizá la ainda mais ocupando as ferias todas dela a estudar!As férias sao pra descansar,relaxar,brincar,ganhar energias para mais um ano lectivo que se avizinha duro!Rever a matéria do ano,concordo plenamente,mas sem grandes stresses!Tenta fazer actividades com elas como faziam antes da chegada do rodrigo,mimá las...mostrar lhes (ainda mais) o quanto elas são importantes para ti e que o mano em nada veio alterar isso e que o Amor de mae nao se divide,multiplica-se e cresce a cada dia que passa!Uma ajudinha de fora também nao me parece descabida!Um profissional saberá pescar na cabecinha dela o que realmente a atormenta e desmotiva neste momento.Foi um testamento que aqui deixei,mas sinto essa tua dor como minha e espero do fundo do coração que ela ultrapasse esta fase rapidamente!Força,amiga!

Xana disse...

Olá Carmo, tenho andado desaparecida e apaguei o meu blog, por excesso de cansaço este ano tb com a Joaninha.
Olha estou a comentar, mas sou sincera não li os comentários acima, por isso se me repetir desculpa.
Sabes q a Joana tb desceu em alguns os testes agora no 3º período. Foi o mais pequeno de todos e com mtos feriados.
Os testes acumularam-se todos em cima uns dos outros e não ajudou ninguém, teve q fazer testes por ex. de Ciências na aula de Português. Até as colegas da minha filha q teem notas altíssimas desceram as notas nestes últimos testes. Sabes q não ajuda nada isso ao aproveitamento. O cansaço do fim do ano pode ter ajudado também.
Não sei se a tua filha anda em algum psicólogo educacional, a Joana anda por causa da dislexia e da discalculia, mas eles tratam também a hiperactividade, motivam as crianças para os estudos, etc... Claro, são caros, e nem toda a gente tem possibilidade disso. A Joana devia frequentar mais, mas só tem uma vez por semana. A escola da tua filha não tem psicólogo???? Poderia ajudar (claro agora só para o ano, mas pronto). Quanto a rete-la no 5º ano, acho que podes faze-lo sim, uma menina q conheço a mãe tb vai rete-la no 7º pq acha q é o melhor para ela. Mas isso tens q te informar na secretaria da escola.
Espero q tudo corra bem.
Bjs
Qq coisa podes mandar-me mensagem para o face, não me lembro se tens o meu mail.

P.S. A psicóloga da Joana indicou-me uns livros com os resumos da matéria do 5º todo e outro de exercícios mto bom. Ajudaram no estudo, se quiseres digo-te quais são, tb existem para o 6º e possivelmente para mais anos tb.