terça-feira, 12 de maio de 2009

Escola das 7h30 às 19h30

«Pais querem escolas do 1.º ciclo abertas doze horas por dia e dizem que ME já deu luz verde» - título do jornal Público no passado dia 4 de Fevereiro. Há notícias indigestas. Como esta. Ficam a roer-nos. Não nos dão descanso.

Em vez de defendermos e procurarmos condições de trabalho que facilitem a conciliação da vida familiar com a vida profissional, em Portugal parecemos preferir encontrar substitutos - a tempo inteiro - para a família.
A proposta de alargar o «tempo-inteiro» da escola, iniciando o período de «apoio à família» às 7h30 da manhã e estendendo-o, ao final do dia, até às 19h30 parece-me, no mínimo, uma agressão.

Mas o mais espantoso é que a proposta não partiu de uma associação empresarial ou de um governante distraído. Não. Foi a Confederação das Associações de Pais (Confap) que teve a brilhante ideia!

Pelo menos que haja a honestidade de chamar as coisas pelos nomes. Já não estamos a falar de «apoio à família». Pelo contrário. Estamos a falar de apoio às empresas - mesmo que seja um grupo de pais a desejá-lo.

Por este andar, teremos beliches nos pavilhões polivalentes e cacifos para os pijamas e almofadas. E um profissional competente (ou não), formado para dar beijos de boa noite aos nossos filhos. Digam lá que não vai ser, mais do que um apoio, um mimo para a família?

O objectivo de internar as crianças para que seja mais fácil fazer noitadas, horas extraordinárias, jornadas contínuas, 50 horas semanais ou tudo o que seja exigido no emprego define as nossas prioridades enquanto sociedade. Vou ali tomar um Kompensan

Fonte:http://www.mae.iol.pt/artigo.php?id=1043393&div_id=3661

Eu confesso que este sistema ,aí está a falta de soluções de termos um horário compativel com os que os nossos filhos têm mas sempre foi assim!;daria pelo menos para poupar o que gasto desnesessáriamente de atl todos os meses só por 1h30!
Mas se assim não fosse com quem ficavam os nossos filhos?tenho de ser realista já tivemos bem piores...mas para alguns nunca nada serve!

3 comentários:

sandra.am.silva disse...

Olá Carmo,
Estas coisas, por mais que tente perceber a sociedade, eu palavra que não consigo...
Não acho que as coisas devam ser assim... mas por outro lado os trabalhos condicionam bastante as vidas das pessoas... mas apesar de saber disto, não concordo à mesma!
Beijo!

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

Anónimo disse...

Tenho muita pena, que assim seja! Mas quase de certeza que o meu pipoca também vais estar imenso tempo no infantario/escolinha, porque não tenho quem fique com ele.
Eu ainda não sei que horario vou ter, e o pai trabalha das 9h ate as 19h.
Acredita que penso tanto nisso. o meu filho tao pequenino, a ser cuidado por outra pessoa, durante tanto tempo, mais tempo do que comigo, será que vai acabar por gostar mais da educadora?? Eu sei que é um pensamento parvo, mas aflige-me na mesma..
bjokita

Unknown disse...

Discordo completamente das 9 às 19.30H? Claro entao os pais se os pudessem deixar a dormir na escola até deixavam, so que não é possível, ainda!